Páginas

terça-feira, 21 de julho de 2015

Tipos de desbloqueio para Xbox 360






Nesse artigo irei mostrar os tipos de desbloqueio existentes atualmente para todos os Xbox 360.

O Xbox 360 possui 3 tipos de desbloqueio com características e propósitos diferentes de jogo. Confira os detalhes de cada um deles:

Para rodar Jogos por DVD – Com acesso a Xbox Live.

O desbloqueio para rodar jogos por DVD é feito no drive do console. O desbloqueio consiste em alterar a Firmware original do drive, também chamada de OFW (Oficial/Original FirmWare) ou simplesmente FW, por uma Firmware modificada, conhecida como CFW (Custom FirmWare). O processo é diferenciado dependendo do modelo do drive do console.

Xbox 360 Phat - drives Hitachi, Samsung, BENQ e Lite-On.

Os consoles Xbox 360 Phat (ou Fat), possui quatro modelos de drives diferentes, o Hitachi GDR-3120L (revisões de Firmware 32, 36, 40, 46, 47, 58, 59, 78 e 79), o Samsung TS-H943 (com FW ms25 e ms28), o BenQ VAD-6038 (possui a FW 64930C, mas depois da criação da DashBoard 13146 alguns drives sofreram uma reprogramação e mudaram sua FW para 04421C), e o Lite-On DG-16D2S (com as FW 74850C, 83850C e 93450C, mas depois da atualização da Dash alguns drives mudaram sua FW para 02510).

O desbloqueio para todos esses drives é o iXtreme LT+ (última versão para a maioria dos drives é a 3.0).

Em todos os modelos de drive do Xbox 360 Fat para fazer o desbloqueio é feito a leitura da FW do drive para criação de uma CFW, e depois de criada a CFW é feita a gravação (escrita) da CFW no drive, e após essa CFW já gravada no drive, o drive estará desbloqueado e pronto para rodar jogos gravados. Essa CFW é a LT+.

No desbloqueio de todos os drives do Xbox 360 Fat é possível rodar jogos gravados de Xbox 360 e Xbox. Também é possível acessar a Xbox Live, porém por ser um console desbloqueado sempre existe uma possibilidade do console ser detectado, apesar de ser pequena.

Xbox 360 Slim com drive Lite-On DG-16D4S (consoles fabricados até Agosto de 2011).

Os drives Lite-On DG-16D4S são os primeiros drives do Xbox 360 Slim. O desbloqueio para esses drives é o iXtreme LT+ (ultima versão é a 3.0).

Esse Desbloqueio é compatível com todas as firmwares do drive LiteOn DG-16D4S (0225, 0272, 0401, 1071 e 9504). Nesse desbloqueio é feito uma modificação na PCB (placa controladora do drive) original.

Os drives 16D4S possuem dois chipsets, ou seja CIs diferentes na PCB, o MXIC e o Winbond, e em cada um deles a forma de leitura da OFW e criação da CFW LT+ são diferenciadas.

No chipset MXIC a numeração começa com 03, já no Winbond começa com 05.


Nos drives com chipset MXIC, é feito um corte na trilha da PCB do drive para poder fazer a sua destranca, e com a destranca feita é possível fazer a leitura completa de sua firmware e criação e escrita de uma CFW na PCB.

Nos drives com chipset Winbond o processo é mais complicado, pois nesses drives é preciso fazer um furo no chipset para a destranca, e assim fazer a leitura completa da firmware e a criação e escrita da CFW.

Nesse desbloqueio do drive é possível rodar jogos gravados de Xbox 360 e Xbox. Também é possível acessar a Xbox Live, porém sempre existe uma possibilidade do console ser detectado.

Nesses drives também é possível fazer o desbloqueio trocando a PCB original do drive por outra PCB, mantendo a PCB original intacta e sem modificações, esse desbloqueio é o LTU2.

Nesse período também existe os drives Hitachi DL10N (0500 e 0502) que é desbloqueado pelo método abaixo.

Xbox 360 Slim e Super Slim (S e E) com drive Lite-On DG-16D5S (consoles fabricados após Agosto de 2011 e Hitachi DL10N 0500 e 0502).

Os drives DG-16D5S e Hitachi DL10N são os mais novos modelos de drive do Xbox 360 Slim e os novos Super Slim, que até antes não existia desbloqueio. O desbloqueio para esses drives é o iXtreme LTU2.

Nesses modelos de drive não é possível fazer a leitura da firmware da PCB original para criação e escrita de uma CFW como nos drives mais antigos, sendo necessário fazer a troca da PCB original por uma já modificada e criada para esse propósito. Essa PCB é a LTU2.

Para a instalação da PCB LTU2 e desbloqueio desses drives, o processo é bem mais complexo, pois é preciso colher informações importantes da placa-mãe do console como a dump da Nand e a CPUKey, para isso é necessário fazer temporariamente o processo conhecido como Reset Glitch, ou RGH / JTAG (que será explicado mais a frente). Com a dump da Nand e CPUKey já extraídos do console já é possível criar uma CFW para a PCB LTU2. Após todo o processo do desbloqueio o console ficará original novamente, pois a Nand original é escrita na placa-mãe novamente, a única diferença fica em ter a sua PCB trocada.

As melhores e mais utilizadas PCBs LTU são as PCBs Matrix Freedom Full All-in-one e PCB Matrix Freedom Lite com o Add-on Cryptocop do Team Matrix, e as PCBs LTU do Team Xecuter.

PCB Matrix Freedom All-In-One do Team Matrix.

PCB Matrix Freedom Lite com o Add-On Cryptocop do Team Matrix.


PCB LTU2 do Team Xecuter para drive Lite-On.


As PCBs do Team Matrix tem certa vantagem, pois a mesma PCB é compatível com todos os drives, enquanto as PCBs do Team Xecuter possuem um modelo específico para cada tipo de drive, sendo assim, o modelo para o drive Lite-On não serve no Hitachi e vice-versa.

Nesse tipo de desbloqueio é possível rodar jogos gravados em DVD direto do drive. Instalar jogos no HD somente é possível se o jogo estiver no drive para a instalação do mesmo. Também é possível jogar na Live, porém sempre por sua conta e risco, pois apesar da CFW ser totalmente Stealth, sempre existe uma possibilidade muito pequena do seu sistema ser detectado e possivelmente banido.

O desbloqueio LTU2 também é compatível com os drives LiteOn DG-16D4S. Para quem não quer fazer modificações na PCB original do drive de seu console, essa é uma boa opção.

Para rodar jogos por HD – Sem acesso a Xbox Live

Para rodar jogos por HD o processo é o Reset Glitch Hacker (RGH / Jtag), ou simplesmente Reset Glitch.

Nesse processo é feita a extração de informações importantes da placa-mãe do console, como a dump da Nand e a CPUkey, com essas informações é possível criar uma Nand modificada conhecida como Nand Hacker, e com essa Nand Hacker é possível abrir diversas possibilidades no console, como instalação de Dashboard modificada, Emuladores, Homebrews e etc. Mas para que esse processo de desbloqueio seja feito é preciso fazer a instalação de um chip na placa-mãe do console conhecido como chip Glitch, esse chip envia pulsos de Reset para o console, e assim abrir as portas do console para poder executar os aplicativos não assinados. Esse tipo de desbloqueio também é conhecido por muitos como desbloqueio por chip, pelo fato de ter que instalar um chip no console para desbloquea-lo.

Nesse tipo de desbloqueio é possível rodar jogos direto do HD interno, HD USB externo e jogos gravados no formato Jtag, instalar XBLA, DLCs, instalar Emuladores de consoles antigos como SNES, N64, NES, PS1 e muitos outros, instalar Homebrews e diversos aplicativos de códigos não assinados.

Nesse desbloqueio não é feito o destrave do drive, portanto não é possível rodar jogos gravados como no LTU2. E não é possível acessar a Xbox live.

O desbloqueio Reset Glitch é compatível com praticamente todos os Xbox 360, Fat, Slim e Super Slim independente do modelo do drive, com excessão dos modelos Fat Xenon e Opus (modelos que não tem saída HDMI), e os novos Super Slim fabricados em 2015, com as novas placas Winchester. Nesses novos Super Slim ainda não é possivel fazer nenhum tipo de desbloqueio.

Para rodar jogos por DVD e por HD – Sem acesso A Xbox Live

Para rodar jogos tanto pelo HD quanto pelo drive de DVD, o desbloqueio é conhecido como Reset Glitch Full.

Nesse desbloqueio é feito o mesmo processo de Reset Glitch citado acima, e também é feito o destrave do drive do console. Sendo assim é possível aproveitar todas as vantagens do Reset Glitch e ainda é possível rodar jogos direto do drive de DVD, com a única desvantagem de não poder acessar a Xbox Live, que para muitos não é tão importante.


Além dos desbloqueios citados acima, existe também o desbloqueio ODE (Optical Drive Emulation) que ná verdade não se trata de um desbloqueio em si, mas sim um emulador de drive. O ODE é um dispositivo que é instalado no console entre o drive e a placa-mãe, e esse dispositivo engana o console fazendo-o pensar que é um drive, e assim poder rodar os jogos.

Nesse desbloqueio os jogos rodam via HD interno ou USB externo, e também é possível acessar a Xbox Live, pois o dispositivo possui uma chave que permite ficar ativado ou desativado.

Os dispositivos ODE que existem atualmente para o Xbox 360 são X360Key (ou Xkey 360) e Wasabi 360, onde o mais conhecido é o X360Key.

O desbloqueio com esses dispositivos ODE não são tão populares e utilizados quanto os outros desbloqueios citados acima, devido ao preço ser bem mais elevado, e além de considerarem os outros desbloqueios melhores.

O desbloqueio ODE é mais popular e utilizado nos novos PlayStation 3 Slim e Super Slim, onde não existem outras formas de desbloqueio, como via CFW.

Não existe como dizer qual o melhor tipo de desbloqueio, pois cada um tem seus propósitos, então quem deve escolher o melhor tipo de desbloqueio é o usuário do console.


Para saber qual o modelos do drive de seu Xbox 360, veja o artigo Identificando drive do Xbox 360.


15 comentários:

  1. gostei muito desta informação, muito bem explicada,
    obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou. Em breve o blog será atualizado com novos Posts. Agradecemos sua visita!

      Excluir
  2. Bom dia

    Acabei de adquirir um Xbox 360 Pro 60Gb (Branco, com fabricação em 06/10/2008) com o desbloqueio LT+ 3.0. Até pouco tempo atrás, pensava que para gravar jogos de Xbox 360, bastava apenas baixá-los da internet e gravá-los num DVD-DL. Até que descobri a questão sobre os XGD3, gravadores Liteon iHAS, BurnerMax Payload e o modo de gravação truncate.

    Só o fato de ter que comprar a gravadora e os discos já me faz pensar que o desbloqueio que eu preciso é o Xk3y360. Jogar na Xbox Live e nunca mais precisar me preocupar com mídias e leitoras é o que eu preciso.

    Contudo, tenho uma dúvida: Para fazer a instalação (que por si só é simples), preciso extrair a Key E a Firmware do drive de DVD? Para instalar o Xk3y, eu tenho que usar a firmware original do console ou tenho que usar a Custom Firmware (uma vez que estamos falando de um console com LT+ 3.0)?

    Tem vários tutoriais na internet e no YouTube. Contudo, gostaria de saber: Eu poderia fazer a extração destes arquivos se ligasse o drive do Xbox em uma entrada Sata em um PC?

    Por fim, posso usar o Xk3y para jogar online com segurança sem ter que usar o remote?

    Obrigado desde já.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde!

    Para instalar o Xkey 360, é preciso que o console não tenha nenhum tipo de desbloqueio como o LT+ ou RGH. No seu caso, caso queira somente o Xkey no seu console, você precisa volta-lo a ser original novamente, ou seja, precisa reverter o desbloqueio LT+ e deixar como se nunca tivesse sido destravado, depois de feito isto, ai basta instalar o dispositivo Xkey 360. Vale lembrar que com o Xkey 360 instalado para jogar na Live você irá precisar dos jogos originais, pois para o mesmo funcionar na Live, o dispositivo deve estar desativado, ou seja, o console fica original como se o Xkey não tivesse sido instalado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, SR Games. Obrigado por responder.

      Você disse:

      "Vale lembrar que com o Xkey 360 instalado para jogar na Live você irá precisar dos jogos originais, pois para o mesmo funcionar na Live, o dispositivo deve estar desativado, ou seja, o console fica original como se o Xkey não tivesse sido instalado."

      Esta informação não condiz com o Xkey (ou Xk3y), pois a função deste desbloqueio é de justamente jogar na Xbox Live pelo HD. Do contrário, não haveria razão para o mesmo existir caso ele fizesse o mesmo efeito que o RGH.

      Recomendo atualizar seus conhecimentos sobre o produto.

      Um grande abraço.

      Carlos.

      Excluir
  4. Meu Xbox 360 provavelmente é um ltu2 por ter um leito Lite-on, ter fabricação de 2013 e acesso a Live, porém não tenho HD e gostaria de saber se é possível instalar jogos no HD interno com o desbloqueio ltu2?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia!

      No desbloqueio LTU2 é possível instalar jogos no HD como se fossem originais, o disco precisa estar no drive para instalação, e o jogo tem de ser gravado em BurnerMax, não pode conter nenhum erro, jogos gravados truncados costumam conter erros e podem não instalar, mas o melhor mesmo seria o jogo original. Instalar jogos baixados como no RGH, não é possível.

      Excluir
  5. No Ltu2 é possível instalar jogos no HD interno?

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde Carlos!

    Sim, realmente com o Xkey 360 é possível acessar a Live pelo HD, mas ressaltei que para ser totalmente seguro e sem nenhum medo de banimento, o mais apropriado seria utiliza-lo no modo Pass Through onde ele é desativado e o console fica original novamente e você deverá utilizar jogos originais, pois apesar de todos disserem que ele é seguro e etc, nenhum fabricante garante que seu dispositivo é 100% seguro, mesmo que a grande maioria não tenha problemas. O próprio LTU2 é um desbloqueio onde a grande maioria acessa à Live sem problemas, mas mesmo assim o Team Matrix deixa claro que apesar do CFW ser totalmente Stealth, sempre existe uma probabilidade apesar de pequena, do aparelho ser detectado e possivelmente banido. E no caso do Xkey 360 que é um ODE, tem a vantagem de desativa-lo e assim não correr nenhum risco na Live, e ao contrário do RGH que não é possível acessar a Live de forma alguma. Mas tanto o Xkey quanto qualquer desbloqueio, o uso é por conta e responsabilidade do dono e usuário do aparelho, sendo que não são todos, mas grande parte dos técnicos não dão 100% de garantia que qualquer aparelho desbloqueado nunca será banido, pois é impossível dizer e prever isso.

    Obrigado por suas colocações.

    ResponderExcluir
  7. Muito bom o tópico Sr Game, mas só uma colocação, é possível sim fazer jtag em placa xenon ( sem hdmi) eu mesmo tenho um aqui guerreiro funfando até hoje, e o jtag foi feito com dois diodos. Obrigado pelas informações!! abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, seu Xbox placa Xenon foi feito o antigo Jtag (não mais utilizado), mas atualmente são poucos os técnicos que fazem RGH nessas placas antigas, pois são bem problemáticas, a maioria quando fazem RGH nos Fat é nas placas Jasper e Falcon, outros costuman nem pegar Fat para fazer RGH, somente Slim. Mas obrigado por sua colocação.

      Excluir
  8. Parabens pela explicação muito bem detalhada e simples para leigos!!!

    ResponderExcluir
  9. Bom dia eu gostaria de um informação eu tenho um Xbox 360 ele é bloqueado com o chip Matrix e eu queria jogar online com ele... Me falaram que era só eu jogar com um jogo original q ele bloqueava novamente procede essa informação.....ou tenho q fazer a remoção do chip ??????

    ResponderExcluir
  10. Olá, o melhor a se fazer para volta-lo a ser bloqueado novamente é desfazer o RGH dele, e para isso sim é necessário remover o chip Glitch. Se entrar na Live provavelmente será banido. Quem fez o RGH em seu aparelho provavelmente deve ter a Nand Retail dele, ai não será difícil reverter o RGH.

    ResponderExcluir